A qualidade do ambiente de loja no varejo de supermercados: um estudo de caso em uma rede de supermercados em Araguaína/TO

Rumeninng Abrantes Santos, Erismar Gomes Costa Lima, Adriano Dias de Carvalho, Flávio Augustus da Mota Pacheco

Resumo


O objeto principal deste estudo é verificar quais as características que levam os comportamentos motivacionais de seleção de lojas e formatos de varejo de alimentos por parte do consumidor de baixa renda da cidade de Araguaína Tocantins. Neste estudo observou-se que as técnicas qualitativas de investigação apontam características do consumidor de baixa renda bem como o comportamento das empresas varejistas de alimentos quanto ao posicionando frente a esse consumidor. Os pontos principais deste estudo levam em conta de que no ato da compra a loja pode proporcionar ao consumidor uma experiência extremamente agradável, desde que se crie todo um ambiente agradável que passe uma boa imagem e proporcione certo calor humano, de prazer e aceitação. Por isso, o atendimento e o trabalho de visual merchandising são extremamente importantes na construção de valor. Os resultados revelam que o preço dos produtos nem sempre é importante para os consumidores, o que é comprovado pela preferência dos consumidores na região de estudo pelo supermercado que pratica os maiores preços, mas que com eficiência desenvolve um trabalho exaustivo e sinérgico nos outros produtos do mix de marketing.


Palavras-chave


ambiente do varejo; estratégia de marketing; qualidade

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