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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O objetivo da avaliação é auxiliar os autores a melhorar a qualidade de seus trabalhos, proporcionando avaliações construtivas e em tempo razoável, preparadas por acadêmicos experientes de renomadas instituições da área de negócios.

O CPMark considera o processo de avaliação uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os avaliadores do CPMark são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma do texto.

O artigo submetido ao CPMark – Caderno Profissional de Marketing deve ser original e inédito, ou seja, não pode ter sido ou estar sendo submetido a outro periódico, no Brasil ou no exterior. As submissões passarão por uma verificação de plágio. Trabalhos publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios, entre outros são considerados inéditos. Portanto, o CPMark estimula os autores desses trabalhos, qualquer que seja a sua afiliação, a formatá-los no padrão de artigos e submetê-los para avaliação. Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

O processo de avaliação de artigos submetidos ao CPMark consta de duas etapas. A primeira, uma avaliação preliminar do Editor-Chefe e Editor de Seção, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial do periódico e fazem a avaliação Desk Review. A segunda etapa consiste na avaliação propriamente dita, no sistema double blind review, e é realizada por três avaliadores ad hoc.

A avaliação considera, em sua essência, a qualidade científica do texto, com foco nos seguintes aspectos:

  • Atualidade do tema
  • Originalidade do trabalho
  • Relevância e consistência teórica do texto para o desenvolvimento da área de conhecimento
  • Qualidade do referencial teórico utilizado
  • Qualidade de redação e organização do texto
  • Contribuição do trabalho para o conhecimento da área em que o artigo se insere
  • Metodologia utilizada: adequação e qualidade
  • Qualidade da análise e discussão dos dados (se for o caso)
  • Conclusões: consecução, fundamento e coerência.

O resultado da avaliação será encaminhado ao primeiro autor do trabalho, por e-mail.

Estima-se um prazo total de 90 dias, a partir do aceite do Desk Review até o primeiro parecer sobre o artigo;

Depois de aprovado o artigo passa por revisão ortográfica e gramatical antes de sua publicação. Todos os artigos são publicados em português, inglês ou espanhol.

O CPMark não cobra quaisquer taxas dos autores referentes à submissão. Declaramos também que o CPMark - Caderno Profissional de Marketing é uma publicação de Acesso Aberto, dessa forma, todo o conteúdo da revista está disponível para leitura sem custos e imediatamente após a publicação.

Regras de submissão

Os arquivos devem obedecer aos padrões a seguir:

  • Word 6.0 ou superior
  • Fonte Times New Roman 12
  • Espaçamento entre linhas 1,5
  • Alinhamento justificado
  • Margens: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm
  • Número de palavras, incluindo título, resumo, texto, referências e ilustrações: entre 6.000 e 8.000 palavras para artigos teórico-empíricos
  • Deve-se adotar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para os artigos em portugês e a American Psychological Association (APA), 6ª edição, para formatação de citações e referências de artigos em inglês ou espanhol. Não devem ser utilizadas as expressões Id., Ibid., Op. cit., Loc. cit. ou similares. O Online Writing Laboratory (OWL) da Purdue University provê um guia conciso com exemplos
  • As ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas devem ser elaboradas segundo a norma da ABNT NBR 14724, juntamente com legendas, créditos e fonte e estar presentes no artigo
  • Notas de referência e explicativas devem ser evitadas. As notas estritamente necessárias devem ser numeradas seqüencialmente no corpo do texto e inseridas no final do texto, antes das referências

O número de autores de artigos é limitado a quatro.

O artigo deverá ser submetido em um arquivo contendo o texto do artigo propriamente dito, com as características descritas a seguir:

Na primeira página deverão constar:

a. título do artigo (em português e em inglês);

b. resumo, contendo entre 120 e 160 palavras (o mesmo se aplica para o abstract  ou résumé);

c. entre três e cinco palavras-chave. A partir da segunda página deve vir o corpo do artigo.

Para garantir o anonimato do processo de avaliação o(s) autor(es) não deve(m) se identificar no corpo do artigo.

O artigo deve conter, sempre que possível:

a. objetivos;

b. revisão da literatura;

c. metodologia;

d. resultados e discussão;

e. conclusões, limitações, recomendações de natureza acadêmica e prática;

f. referências;

g. apêndices e anexos.

Se aplicável, os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção Metodologia, fazendo menção ao número do protocolo de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa.

Resumo

Um resumo geralmente aparece separado do artigo, portanto deve ser independente. No mínimo, o resumo deve indicar, de forma clara e breve, o objetivo da pesquisa, os principais resultados e as principais contribuições. As referências devem ser evitadas, mas, se necessário, você pode citar autores e anos. Siglas não-padrão e abreviaturas incomuns também devem ser evitadas, mas se essenciais, devem ser definidas no próprio resumo.

Introdução

A introdução deve enfatizar a contribuição incremental de sua pesquisa. Mantenha o uso de citações num nível mínimo, usando apenas o estritamente necessário para motivar a pesquisa, e destacar e esclarecer os seus resultados e contribuições. A introdução não deve conter um parágrafo listando as seções do artigo. Uma introdução deve, brevemente e claramente, expor objetivo, motivação, métodos, resultados e contribições da pesquisa, de modo a responder a três questões fundamentais, segundo Grant & Pollock (2011):

(1) Quem se importa? Sobre o que é a sua pesquisa? Como ela é útil, por que ela é importante?

(2) O que sabemos, o que não sabemos? O que foi encontrado até o momento, o que ainda não foi? Como a sua pesquisa se encaixa neste contexto?

(3) O que aprendemos? O que a sua pesquisa traz? Como ela avança o nosso conhecimento?

Metodologia

A seção de metodologia deve ser clara o suficiente para permitir a replicação da pesquisa. O desenho da pesquisa deve ser descrito em detalhes, explicando as escolhas metodológicas que você adotou e por quê. Caso a pesquisa tenha análises estatísticas, por favor, observe o item a seguir.

Análise estatística (se aplicável)

Todos os métodos estatísticos devem ser descritos com detalhamento suficiente para permitir que um leitor devidamente treinado com acesso aos seus dados faça uma verificação cruzada dos seus resultados.
Qualquer tratamento dos dados, como transformações, recodificação, mudança de escala, normalização, truncamento, winsorização, remoção ou modificação de valores deve ser abertamente divulgado e justificado. As unidades de medida devem ser fornecidas para todas as variáveis.
Os autores devem fornecer uma visão completa e transparente dos resultados, para que as conclusões estejam apoiadas pelas análises estatísticas apropriadas e as limitações do estudo sejam claramente discutidas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O arquivo deve estar em formato Microsoft Word (desde que não ultrapasse os 2MB);
  2. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser escritas entre “aspas”;
  3. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Microsoft Word;
  4. É permitido o máximo de quatro autores para cada artigo;
  5. Os quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte completa;
  6. Unidades de medida devem seguir os padrões do Sistema Internacional (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org];
  7. O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do artigo submetido à revista e autoriza(m) sua publicação.
  8. O artigo enviado para avaliação é original e inédito e não foi submetido simultaneamente em outras revistas ou órgãos de publicação.
 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos do CPMark são publicados sob a licença Creative Commons da seguinte forma:

De acordo com a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 Unported (CC BY-NC-SA), os usuários são livres para compartilhar (copiar, distribuir e transmitir) e retrabalhar (adaptação) a contribuição sob as seguintes condições (leia código legal na íntegra - texto em inglês):

1. Atribuição. Os usuários devem atribuir a contribuição, da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de forma a sugerir que eles ou a sua utilização da contribuição seja endossado pelo autor ou licenciante).
2. Uso Não-Comercial. Os usuários não podem usar esta obra para fins comerciais.
3. Share Alike. Se os usuários alterarem, transformarem ou ampliarem a obra, podem distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

b. Autores são capazes de assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão publicada nesta revista do trabalho (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria inicial publicação nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu website) antes e durante o processo de submissão, pois pode gerar alterações produtivas, bem como mais precoce e maior citação do trabalho publicado (veja as regras do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.