INFLUÊNCIAS ESTABELECIDAS ENTRE OS YOUTUBERS ANA MARIA BROGUI E DANIELLE NOCE E SEUS SEGUIDORES

Miqueli Schoffen, Luciane Pereira Viana

Resumo


A internet proporciona praticidade na vida moderna, transformando a forma como as pessoas interagem umas com as outras, desenvolvendo cada vez mais o uso das redes sociais como forma de comunicação. Dessa forma, esse estudo aborda como a interação se desenvolve na internet por meio do YouTube. Para tal análise, apresenta-se dois youtubers, que são autores dos canais Ana Maria Brogui e Danielle Noce, considerados dois dos canais principais de culinária brasileiros. Assim, o objetivo deste estudo é identificar o papel de influenciadores estabelecido entre youtubers e seus seguidores a partir da análise das interações nos canais Ana Maria Brogui e Danielle Noce. Para a fundamentação da pesquisa apresenta-se primeiramente dados conceituais como marketing, consumo, marketing interativo e convergência digital. Esta pesquisa é descritiva, qualitativa, com netnografia e análise de conteúdo dos dois canais do YouTube. A partir da pesquisa e observação dos comentários presentes nos principais vídeos de cada canal, identifica-se três categorias principais que norteiam a análise que são: elogios, sugestões e críticas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O Caderno Profissional de Marketing Unimep (CPMark), Qualis B3, ISSN 2317-6466, está presente nos seguintes indexadores: 

 

 

 

 

Flag Counter