Marketing de Relacionamento na Era Digital: um Estudo no Facebook

Ana Claudia Carrapato, Nadia Kassouf Pizzinatto, Rosana Borges Zaccaria

Resumo


O marketing digital tem proporcionado oportunidade de melhoria no relacionamento das empresas com seus consumidores. O presente artigo relata como o marketing de relacionamento e o marketing digital são utilizados para melhorar a vantagem competitiva das empresas. Para isso foi realizado um Estudo Exploratório de pesquisa bibliográfica em livros e artigos e pesquisa em dados secundários de uma organização do Estado de São Paulo, tomada por estudo de caso, para observar a receptividade dos clientes às inserções de conteúdos digitais no Facebook, como rede social. Os resultados obtidos ressaltam que a avaliação de resultados nesse tipo de Estratégia Promocional, não necessariamente, é feita por critérios tradicionais de elevação de volume de vendas, mas por métricas de visualização da imagem da empresa perante os internautas, pelas chamadas “curtidas” e “compartilhamentos”, e que este tipo de análise deve ser o resultado esperado pelo gestor que investe na comunicação com o mercado via redes sociais, pois as inserções na mídia social Facebook são uma opção atual para desenvolver o marketing de relacionamento com os clientes visto que a utilização das mídias sociais vem aumentando principalmente por meio da utilização dos smartphones, que dão acesso a elas.


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