MARKETING, INFORMAÇÃO E SOCIEDADE: UMA NOVA PERSPECTIVA

Roberto Vilmar Satur

Resumo


Este artigo tem o objetivo de discutir sobre o papel da informação no contexto da nova visão de marketing e sociedade. Para isso, foi feito um construto teórico ressaltando essa nova visão de marketing e de sociedade e o papel social que a informação exerce ou pode exercer nesse processo. A metodologia é bibliográfica e busca resgatar importantes discussões na área para se entender essa nova forma de agir e utilizar a informação na disciplina ‘Marketing e Sociedade’ e refletir sobre ela. Pode-se dizer que agora, como já acontece há tempos na Ciência da Informação, a Ciência do Marketing tem uma disciplina que compreende claramente a função social da informação e a utiliza nessa perspectiva. O artigo traz, inicialmente, considerações sobre a visão de marketing e sociedade e o papel da informação em cada uma das subáreas de uma das subdisciplinas, que é o ‘Macromarketing’. O papel da informação é apresentado em cada contexto, sem esgotar a teoria do marketing propriamente dita em cada uma dessas perspectivas. Sabe-se que não existe marketing sem informação, mas que existe informação sem marketing. No entanto, também se sabe o quanto o marketing pode ser importante para se dar valor à informação e promover seu uso. Nesse sentido, a relação é recíproca e vantajosa para os dois lados. Conclui-se que essa nova leitura do marketing e o uso social da informação reforçam o papel da informação na sociedade e resgata o verdadeiro lado social do marketing. Assim, a sociedade, a informação e o marketing se unem para promover o bem-estar coletivo.

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