INFLUENCIADORES DIGITAIS E ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR NA CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS

Amanda Gabriel Silva, Hellen Taynan Cavalcanti

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o engajamento do consumidor mediante a influência de blogueiros (as) e youtubers. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, que utilizou a escala Vivek (2009) e o Ranking Médio (RM) para determinar o engajamento. Como resultado o grupo de interesse turismo e viagens obteve maior engajamento nas dimensões participação consciente e interação social, seguido por moda beleza, comportamento e estilo de vida na dimensão entusiasmo. Em relação ao perfil verificou-se que o engajamento é maior entre as mulheres, em todos os grupos de interesses a maior renda apresentou menor engajamento e no grupo de interesse ciência, tecnologia e negócios o engajamento foi inversamente proporcional com à escolaridade. Conclui-se que quanto mais uma determinada pessoa segue ou acompanha influenciadores digitaismaior é o seu engajamento. Portanto, blogueiros (as) e youtubers influenciam no comportamento do consumidor.

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