Comunicação Interna na Era da Colaboração: A IBM Brasil

Ademir Balbino Siqueira Filho, Rosana Borges Zaccaria, Antonio Carlos Giuliani

Resumo


A transformação em seu modelo de negócio, deixando de ser somente fábrica de computadores os desafios do mundo globalizado e o surgimento de novos valores socioculturais determinaram novos rumos à comunicação interna da International Business Machine (IBM) Brasil, empresa subsidiária de uma das maiores empresas de Tecnologia da Informação do mundo – a IBM. Diante de novas estratégias de comunicação interna, meios tradicionais de comunicação dividem o espaço ou, então, dão espaço a novos meios, no qual os colaboradores interagem entre si e com a empresa de uma maneira mais direta, mais rápida e menos formal. 


Palavras-chave


marketing; colaboração; comunicação

Texto completo:

PDF PDF

Referências


BUENO, Wilson. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 2001.

MATTELART, Armand. “Os novos paradigmas da comunicação”. Revista Líbero, São Paulo, Ano 3, vol. 3, n. 6.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; DE PAULA, Maria Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Paulus, 2007.

PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial. 6. ed. Campinas: Alínea, 2009.

SPOTORNO, Karla. A empresa Y. Época Negócios, São Paulo, n. 35, p. 92-101, jan. 2010.

CPMark - Caderno Profissional de Marketing - UNIMEP

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Tradução Marcello Lino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O Caderno Profissional de Marketing Unimep (CPMark), Qualis B3, ISSN 2317-6466, está presente nos seguintes indexadores: 

 

 

 

 

Flag Counter