ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA DE COSMÉTICOS

Ana Luiza Silva, Lorhaine Santos-Silva

Resumo


Marketing pode ser entendido como um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação, estratégias, técnicas e práticas que tem o objetivo principal de agregar valor às determinadas marcas, produtos ou serviços a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo, gerando lucros. Para se destacarem no mercado as empresas devem estar atentas as necessidades dos clientes e as tendências do mercado. O objetivo deste trabalho foi avaliar como ocorre a comunicação das empresas com o cliente no comércio varejista de cosméticos em Lucas do Rio Verde. Foram entrevistadas 10 empresas especializadas em vendas de produtos cosméticos. As estratégias de comunicação e marketing mais utilizadas pelo comércio varejista de cosmético são redes sociais, ligações para clientes, placas na frente da loja, sistema de franquia, rádio, televisão, vendedores externos vinculados a loja, panfletos entregues na rua, em outros pontos da cidade, panfletos na frente da loja, carros com caixa de som, outdoors, “Blogueiras” testando produtos em seus Blogs, correspondência, e-mail e revista local da cidade. As redes sociais mais utilizadas para propaganda e divulgação de produtos são páginas de Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger do Facebook. Duas empresas responderam não utilizar diretamente das redes sociais, no entanto, seus colaboradores utilizam redes sociais. Os consumidores da cidade apresentam diferentes idades, sexos, tipos de consumo e estão cada vez mais exigentes, procurando empresas que além dos produtos cosméticos, possam oferecer outros produtos não cosméticos para diversas outras finalidades. As empresas por sua vez, estão cada vez mais atentas as necessidades dos diferentes tipos de clientes bem como investem no bom atendimento das consultoras com seus clientes, incentivando-as muito a estudar os produtos que vendem.


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