Problemas de qualidade no sistema de franqueamento: um estudo de caso em uma vidraçaria no norte do Estado do Tocantins.
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, M. M. T. A Inovação em uma Rede de Franchising – Estudo de Caso Yázigi. Dissertação (Mestrado em Administração). São Paulo: FEA, USP, 1993.
BORDONABA-JUSTE, M. V.; POLO-REDONDO, Y. Differences between short and longterm relationships: an empirical analysis in franchise systems. Journal of Strategic Marketing, v. 16, n. 4, p. 327-354, 2008.
COHEN, Marcos, SILVA, Jorge Ferreira da. O impacto das decisões estratégicas no desempenho dos franqueados em fast-food: o Papel do Relacionamento Franqueador- Franqueado. RAC, v. 4, n. 2, p.109-131, mai/ago 2000.
CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de Serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
DANT, R. P.; LI, Z. G.; WORTZEL, L. H. Linking relationship quality and service quality in franchise systems: model e measurement. Journal of Marketing Channels, v. 4, n. 1, p. 103- 124, 1995.
DANT, R. P.; GRÜNHAGEN, M.; WINDSPERGER, J. Franchising research frontiers for the twenty-first century. Journal of Retailing, n. 87, v. 3, p. 253-268, 2011.
DICKEY, M.; MCKNIGHT, D.; GEORGE, F. The role of trust in franchise organizations. International Journal of Organizational Analysis, v. 15, n. 3, p. 251-282, 2008.
GOMES, Francisco Rodrigues. Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo: FGVEAESP, 2002.
GRONROSS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2006.
Mendelsohn, M. (1994). A essência do franchising. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura.
MAURO, Paulo C. Guia do Franqueado: como fazer sua empresa crescer com o franchising. 3ed. São Paulo: Nobel, 1999.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a administração. São Paulo: Atlas, 2000.
MERLO, E. M. O Desempenho do Setor de Franquias no Brasil: Um Estudo Exploratório dos Principais Condicionantes de Performance. Tese (Doutorado em Administração). São Paulo: FEA, USP, 2000.
MONROY, M. F.; ALZOLA, L. M. An analyses of quality management in franchise systems. European Journal of Marketing, v. 39, n. 5/6, p. 585-605, 2005.
MCDONELL, J.; BEATSON, A.; HUANG, C. Investigating relationships between relationship quality, customer loyalty and cooperation: an empirical study of convenience stores franchise chain systems. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 23, n. 3, p. 367-385, 2011.
OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PAIVA, P. A. S. B. Relacionamento entre franchisador e franchisado: caso de estudo: Casas do Benfica. Dissertação de mestreado, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, 2009.
PRADO, M. N. Franchising na alegria e na tristeza. São Paulo: Lamônica, 2008.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Um modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para pesquisa no futuro. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, p. 96-106, 2006.
PELTON, Lou E. et ai. Marketing Channels: a relationship management approach. Boston, Massachusetts : Irwin McGraw-Hill, 1997.
ROCHA, F. B. Impacto da postura comportamental do franqueado e de sua relação com
o franqueador no desempenho da franquia. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2010.
SILVA, V.; AZEVEDO, P. Formas plurais no franchising de alimentos: evidências de estudos de caso na França e no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, 2007.
SALYNA, V. Programa de melhoria contínua. São Paulo: INSADI, 2009.
SHERMAN, Andrew J. Franchising & licensing: two ways do build your business. Nova York : Amacom, 1991.
VIEIRA, V. A.; SLONGO, L. A. Marketing de relacionamento entre franqueador e franqueado: proposta de dois modelos. Revista Alcance, v. 13, n. 3, p. 311-328, 2006.
WRIGHT, O.; GRACE, A. Trust and commitment within franchise systems: an Australian and New Zeland perspective. Asia Pacific Journal of Marketing Logistics, v. 23, n. 4, p. 486-500, 2011.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2 ed, Porto Alegre: Bookman, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
O Caderno Profissional de Marketing Unimep (CPMark), Qualis B3, ISSN 2317-6466, está presente nos seguintes indexadores:
