COMPORTAMENTO DE CONSUMO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE: ESTUDO COMPARATIVO BRASIL X CHINA

Tatiana Azevedo Yeh, Jailer Aguiar Lage

Resumo


Esse estudo buscou identificar os fatores que afetam o comportamento de consumo ecologicamente consciente (CCEC). Foram utilizadas duas amostras, uma com chineses e outra com brasileiros. Para análise dos dados utilizou-se técnica estatística descritiva, Teste t e regressão linear multivariada. Demonstrou-se, nas duas amostras, dois construtos comumente significativos para o CCEC: o próprio comportamento verde em si para realização de outros CCEC e os moderadores externos. Identificou-se que a baixa disponibilidade de produtos verdes entre os brasileiros é barreira à ser considerada para o fomento do CCEC no Brasil, que encontra-se na primeira fase de comportamento verde que é a compra. E que os chineses realizam todos os tipos de comportamento: compra, uso e reciclagem.


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O Caderno Profissional de Marketing Unimep (CPMark), Qualis B3, ISSN 2317-6466, está presente nos seguintes indexadores: 

 

 

 

 

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