DISCUTINDO ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE NOVAS MASCULINIDADES EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Bruno César Peralta Ribeiro, Gabriela Vieira Silva, Monalisa Santos Santana, Romilda Costa Motta

Resumo


Por tratar-se de um universo que não é apenas físico mas está presente, também, na estrutura invisível e imaterial que se acomoda nas mentes dos consumidores, a publicidade tem papel fundamental para influenciar comportamentos sociais, ao mesmo tempo que é influenciada por estes. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as representações da (s) “ nova (s) masculinidade (s) ” presentes em campanhas publicitárias voltadas ao público masculino, discutindo as estratégias aplicadas. Quanto aos procedimentos técnicos, a metodologia utilizada relaciona-se à pesquisa documental, baseando-se na abordagem qualitativa. Os aportes teóricos que a embasam relacionam-se às discussões conceituais relacionadas à gênero, representações de masculinidade, marketing social e campanhas publicitárias. A análise buscou avaliar de que forma "sensibilidade", "cuidado", "beleza", estereótipos relacionados ao feminino, têm sido deslocados e explorados para referir-se ao “novo homem”. De acordo com os dados obtidos foi possível  afirmar que muitas marcas têm se apropriado de inquietações e demandas de grupos sociais que já não mais se identificam com as representações tradicionais de gênero, incorporando novos padrões, comportamentos e adequando a linguagem publicitária para atingir esse tipo de público consumidor.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O Caderno Profissional de Marketing Unimep (CPMark), Qualis B3, ISSN 2317-6466, está presente nos seguintes indexadores: 

 

 

 

 

Flag Counter